domingo, 29 de novembro de 2009

Adote essa idéia. Adote um ser humano!

Esse projeto nasce da idéia de chamar atenção das pessoas e autoridades em relação à pobreza e à indigência em nosso país. Somos 190 milhões de habitantes. Quantos de nós estão agora de barriga cheia? E os que estão de barriga cheia já pararam para pensar em quantos estão sem comida? Quantos morrem por dia no Brasil por má alimentação e até por falta de comida? E o que fazemos? Ficamos de mãos atadas assistindo pusilanememente essas mortes, como testemunhas oculares de um problema que poderíamos amenizar: a fome.

O dia do "Adote essa idéia. Adote um ser humano! consiste em cada um de nós nos responsabilizarmos por uma pessoa de rua, seja ela de qualquer idade pelo período de 24 horas, dando-lhes banho, roupa e comida. Sabemos que só isso não é necessário para acabar com a fome em nosso país, mas sabemos que com mais esforços e chamando a atenção de todos para essa causa podemos amenizar essa situação. Se salvarmos uma pessoa que seja desse mal terrível: a fome, já terá valido a pena.

Características: Movimento não partidário de caráter humanista
Datas e maiores detalhes a serem pensados ainda.

Juntem-se a nós!

Contatos: thiagolf_2005@yahoo.com.br
weatherboy1833@hotmail.com
Existem várias maneiras de se enxergar a pobreza no Brasil. O IBGE considera pobres famílias que tenham renda per capita inferior a meio salário minimo (232,5 reais), ou seja, menos de 930 reais de renda familiar para uma família de 4 pessoas.

O DIEESE, no entanto, discorda dessa classificação, em listas mensais, o instituto divulga o salário mínimo necessário para um chefe de domicílio sustentar uma família de 4 pessoas, segundo os preceitos da constituição do que deva ser o salario minímo e usados pelo DIEESE:

"Salário mínimo necessário: Salário mínimo de acordo com o preceito constitucional "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim" (Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV). Foi considerado em cada Mês o maior valor da ração essencial das localidades pesquisadas. A família considerada é de dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto. Ponderando-se o gasto familiar, chegamos ao salário mínimo necessário."

O salário minimo vigente é de 465 reais e o DIEESE no mês de outubro divulgou que o salário mínimo necessário para tais condições acima serem atentidas é de 2.085,89, ou seja, quase 4,5 vezes o salário mínimo atual. O mais chocante, no entanto, é saber que o salário mínimo atual não seria o suficiente nem para atender as demandas acima expostas de uma família de 4 pessoas em 1994 (Há 15 anos atrás).

Confrontando esses dados do DIEESE com outros que mostram a renda média dos lares brasileiros e a porção dos 50% mais pobres (que não chegam a ter rendimentos de 2.000 reais), constatamos que, se fossem aplicados os conceitos do Dieese, mais de 50% dos brasileiros seriam considerados pobres.