domingo, 29 de novembro de 2009

Existem várias maneiras de se enxergar a pobreza no Brasil. O IBGE considera pobres famílias que tenham renda per capita inferior a meio salário minimo (232,5 reais), ou seja, menos de 930 reais de renda familiar para uma família de 4 pessoas.

O DIEESE, no entanto, discorda dessa classificação, em listas mensais, o instituto divulga o salário mínimo necessário para um chefe de domicílio sustentar uma família de 4 pessoas, segundo os preceitos da constituição do que deva ser o salario minímo e usados pelo DIEESE:

"Salário mínimo necessário: Salário mínimo de acordo com o preceito constitucional "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim" (Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV). Foi considerado em cada Mês o maior valor da ração essencial das localidades pesquisadas. A família considerada é de dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto. Ponderando-se o gasto familiar, chegamos ao salário mínimo necessário."

O salário minimo vigente é de 465 reais e o DIEESE no mês de outubro divulgou que o salário mínimo necessário para tais condições acima serem atentidas é de 2.085,89, ou seja, quase 4,5 vezes o salário mínimo atual. O mais chocante, no entanto, é saber que o salário mínimo atual não seria o suficiente nem para atender as demandas acima expostas de uma família de 4 pessoas em 1994 (Há 15 anos atrás).

Confrontando esses dados do DIEESE com outros que mostram a renda média dos lares brasileiros e a porção dos 50% mais pobres (que não chegam a ter rendimentos de 2.000 reais), constatamos que, se fossem aplicados os conceitos do Dieese, mais de 50% dos brasileiros seriam considerados pobres.

Um comentário:

  1. Adorei o blog....Assuntos atuais e polêmicos são abordados de maneira séria .bem embasados, denotando profundo conhecimento do redator...Parabéns....Continue assim....Serei leitora assídua.....Abraços,,,,,,,,,,Feliz Natal.....PAZ e continue escrevendo para o nosso deleite,
    Zélia

    ResponderExcluir