quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Será que o Aquecimento Global se tornou rentável?

Começou, na terça-feira, em Copenhague, a reunião dos principais países do mundo em busca de saídas que possam brecar ou ao menos minizar o Aquecimento Global. Segundo alguns cientistas se nada for feito em 100 anos, o nível dos oceanos poderá subir em até um metro em comparação com o de hoje, o que já será o suficiente para trazer complicações a diversas cidades litorâneas, inclusive no Brasil. Esse aumento do nível dos oceanos é explicado pelas previsões de oscilação positiva em cerca de 3 graus da temperatura média da Terra até o final desse século. Caso isso ocorra, o desgelo na Antártida será mais acentuado, o que provocará a elevação dos oceanos. Além desses transtornos; furacões mais severos, grandes secas e enchentes, escassez de água, dentre outros, também poderão fazer parte do cotidiano do planeta. Diante das previsões alarmistas, duas perguntas merecem ser pensadas: a temperatura média da Terra está de fato aumentado e se está a causa é antropomórfica?

Há uma corrente enorme de pesquisadores que relacionam o início das atividades industriais ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera (principal gás responsável por acentuar o efeito estufa). De fato, a concentração de CO2 atualmente é muito maior que a do século XIX ou de antes. No entanto, muito antes de se falar em aquecimento global, já houve uma quantidade maior de CO2 na atmosfera em comparação à década de 2000. (pouco antes da década de 50). Fala-se muito também que a década atual provavelmente será a mais quente da história (período de 2000 a 2010) o que se demonstra, no mínimo, como um equívoco. As décadas de 30 e 40 foram particularmente quentes em quase todo o planeta. Vários recordes históricos de calor no Brasil e no mundo datam dessa época e ainda não foram superados.

Outro fator importante a ser salientado diz respeito às catástrofes. Muitos cientistas dizem que a atividade ciclônica no Pacífico e no Atlântico nunca esteve tão alta. Contudo, Camille (um furacão de 1969) continua sendo o único a fazer o seu landfall (tocar a terra) nos Estados Unidos ainda pertencendo a categoria 5 da escala Saffir-Simpson (Katrina, por exemplo quando tocou terra já era de categoria 3). A temporada de 2005 que de fato foi bem acima da média, deu lugar a temporadas posteriores relativamente calmas (2006, 2007, 2008 e, principalmente 2009).

E o tão alardeado desgelo do Ártico no período 2007/2008? Sim, de fato houve um desgelo significativo no Ártico, talvez um dos mais significativos em 50 anos, porém existem mais dois dados que a mídia preferiu não comentar: o Ártico já havia passado por degelo semelhante na década de 30 quando ainda o assunto de aquecimento global não era sequer vislumbrado. Ademais, no mesmo período em oposição ao Ártico, a Antártida registrava cobertura de gelo recorde desde que comeraçam as medições, em 1979. Mas por que será que a mídia divulgou apenas a notícia mais alarmista e escondeu as outras informações que iam de encontro ao Aquecimento Global?

Um dos mais emblemáticos nomes da luta contra o Aquecimento Global, o ex-candidato democrata a presidência dos EUA, Al Gore, já faturou milhões com o seu documentário intitulado: "Uma Verdade Inconveniente". Esse documentário rendeu um Oscar a Al Gore e um prêmio nobel. No entanto, a "verdade inconveniente" é que alguns dados do democrata estão, na melhor das hipóteses, "descontextualizados". Digamos que o documentário mostrou apenas um lado da moeda, esquecendo de ouvir o outro lado, aquilo que no jornalismo nós chamamos de "parcialidade", "influência midiática", etc.


Teria o Aquecimento Global se tornado lucrativo? Já vemos empresas fabricando carros movidos a energia limpa, casas "eco friendly", a indústria do biocombustível ganhando força e todo um lucro capitalista por trás dessa possível catástrofe. Não que os cientistas não estejam bem intencionados, pois independentemente do planeta estar ou não se aquecendo nós devemos zelar por ele, pela nossa morada. Mas por que omitir dados importantes à população? Será que o Aquecimento Global se tornou de alguma forma rentável?

Para maior aprofundamento das idéias, peço que leiam o blog da MetSul Meteorologia (um grupo de meteorologistas renomados do sul do país que compartilham de visão parecida aqui exposta). O link para o blog é www.metsul.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário